domingo, 22 de novembro de 2015

Rabanadas

Rabanadas



Fatia de pão embebida em leite ou vinho adoçados e frita, depois de passada por ovo, que se serve geralmente polvilhada de açúcar e canela ou com calda. Também Conforme as localidades chama-se de, DOURADA, FATIA DOURADA, FATIA PARIDA, FRITA.
"rabanada", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/rabanada [consultado em 21-11-2015].

Rabanada é um doce de pão de trigo (pão-de-forma, baguete ou outro) em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho (no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas.
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. Servem-se polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel.

Outrora, a palavra "rabanada" era apenas utilizada a norte do rio Mondego e ao mesmo doce atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida. Em outros países são típicos nas celebrações de Espanha da Quaresma e Semana Santa e em várias partes do México, como Zacatecas.
Fonte: Wikipédia


Rabanadas do convento

  
 
 
Ingredientes:
1 pão cacete
o,5 kg de açúcar

2,5 dl de água
6 gemas
1 ovo
1 pau de canela
casca de 1 laranja
canela em pó para polvilhar

Preparação:
Guarda-se um cacete de véspera. Corta-se o pão em fatias de 1 cm ou 2 cm. Mistura-se o açúcar e a casca de laranja, a canela e a água. Leva-se ao lume a ferver durante 8 minutos. entretanto batem-se as gemas e o ovo muito bem. Passam-se as fatias de pão, uma a uma pelo ovo e deitam-se no açúcar a ferver.
Deixa-se solidificar as gemas, retiram-se e escorrem-se. Vão-se colocando num prato e polvilham-se com canela. Se enquanto as rabanadas estiverem no açúcar, este começar a ganhar ponto, adicione um pouco de água quente.


Rabanadas com vinho do Porto





Ingredientes:
500 g de pão (tipo cacete ou de forma)
4 ovos
leite q.b...
açúcar q.b
óleo para fritar


Calda:
200 g de açúcar
1 dl de água
casca de limão
1 dl de vinho do Porto


Preparação:
Corta-se em fatias um cacete de véspera, coloca-se a ferver o leite e adoça-se a gosto. Coloca-se o pão no tabuleiro e despeje sobre ele o leite em fio, de modo a que as fatias não fiquem demasiado moles.
Batem-se os ovos. Aquece-se o óleo numa frigideira larga. Passam-se as rabanadas pelo ovo uma a uma e fritam-se.
Depois de escorridas, passam-se pela seguinte calda: num tacho coloque o açúcar a água e a casca de limão. Quando levantar fervura, deixe ferver 1 minuto. Retire do lume e junte o vinho do Porto.



Rabanadas com natas









Ingredientes:
8 fatias de rabanadas tradicionais

Para a calda:
6 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de canela


Para o acompanhamento:
2,5 dl de natas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinho do Porto
 
Preparação: Colocam-se as rabanadas num prato de servir. Prepare a calda, levando a lume brando o açúcar e a água até ficar espesso.
Depois de se retirar do lume, misture a canela. Cobrem-se com a calda. À parte, batem-se as natas com o açúcar  até se obter chantilly, junta-se o vinho do Porto. Convém que esta cobertura seja preparada com antecedência, de modo a estar gelada na altura de servir. Servem-se as rabanadas acompanhadas com o chantilly.

 

 

Rabanadas Douradas
 
 
  


Ingredientes:
2 casquinhas de limão
8 gemas
1 clara de ovo
1 cálice de vinho do Porto Canela q. b.

Preparação:
Guarda-se um pão da véspera.
Cortam-se doze fatias.
Leva-se o leite ao lume com a manteiga, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 pau de canela, 1 casca de limão e 1 pitada de sal. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Passam-se as fatias por este leite e dispõem-se sobre um pano, para absorver o leite. Noutro recipiente, leva-se o restante açúcar ao lume com 4 dl de água, 1 pau de canela e 1 casca de limão. Deixa-se ferver durante 10 minutos. Entretanto, batem-se muito bem as gemas com a clara. Passam-se as fatias de pão pelos ovos e introduzem-se, duas a duas, na calda de açúcar a ferver, deixando-se cozer de um lado e depois do outro. Entre a cozedura de cada par de rabanadas, adiciona-se 1 cálice de água fria à calda. Polvilham-se com canela e, finalmente, regam-se com a calda, à qual se adicionou 1 cálice de vinho do Porto
 


 Rabanadas Assadas no Forno



Resultado de imagem para french toast receita original

 
 
Ingredientes:
 
pão cacete duro, com 2 dias (usei 2 cacetes tipo francês, dos fininhos);
500 ml de leite meio gordo;
raspa de 1 laranja;
2 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de café de essência da baunilha;
3 colheres de sopa de Cointreau, Licor Beirão ou (pode ser rum ou conhaque);
200 ml de natas light;
1 pau de canela;
2 ovos + 2 gemas;
mistura de açúcar e canela para polvilhar q.b.



Preparação:



Levar ao lume o leite, o pau de canela, a raspa da laranja, e 2 colheres de sopa do licor de laranja. o açúcar, a manteiga e 1 colher de café de essência de baunilha.

Deixar ferver em lume muito brando durante 5 minutos. Retirar do lume e juntar 2/3 das natas.
Barrar 2 tabuleiros baixinhos com manteiga e polvilhar bem com a mistura de açúcar e canela.
Cortar o pão em fatias com a espessura de um dedo.
Bater os ovos e as gemas, as restantes natas, 1 colher de café baunilha e 1 colher de sopa de licor.
Juntar a  parte restante das natas à  infusão de leite e mexer bem.
Mergulhar as fatias de pão no leite quente.
Seguidamente passar pela mistura de ovo.
Dispor sobre os tabuleiros e polvilhar com açúcar e canela.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180.º C, durante cerca de 30 minutos, ou até terem um aspeto levemente tostado.
Raspar do fundo dos tabuleiros a restante canela e açúcar distribuir pelas rabanadas.


História

A rabanada aparece documentada no século XV, citado por Juan del Encina: «mel e muitos ovos para fazer rabanadas», ao parecer como prato indicado para recuperar de partos.
As primeiras receitas remontam ao livro de cozinha de Domingo Hernández de Maceras (1607) e "Arte de cozina, pastelería, vizcochería y conservería" de Francisco Martínez Motiño (1611). A rabanada era, no inicio do século XX, muito comum nas tabernas de Madrid e servia-se com jarros de vinho "razos").
A associação das rabanadas à quaresma deve-se talvez à necessidade de aproveitar o pão, que durante o tempo que não se comia carne, era por isso menos consumido, mesmo assim sendo produzido a mesma quantidade.





Variantes internacionais

Na França prepara-se com características similares, o "pain perdu" ("pão perdido"), se bem que não se frite em azeite abundante mas sim numa chapa, conhecendo-se no Reino Unido e países de língua inglesa com "French toast". Em Portugal preparam-se as rabanadas, de forma muito similar às torrijas ou torradas da vizinha Espanha.

Fonte: Wikipédia

French Toast


A french toast é super famosa nos Estados Unidos e na Europa e não deixa de ser um pedaço de pão na frigideira acompanhado por uma calda doce ou polvilhada com açúcar e canela.




Ingredientes:
- 4 fatias de pão de forma (ou italiano)
- 1 colher de chá de baunilha
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 xícara de leite
- 2 ovos batidos (com o garfo mesmo, apenas pra misturar a clara com a gema)
Modo de fazer:
Misture os ovos ligeiramente batidos, o leite, a essência de baunilha e a canela em uma tigela. Reserve. Unte uma frigideira com um pouco de manteiga. Mergulhe cada fatia de pão no líquido e doure as fatias de cada lado, de forma que ambos os lados fiquem douradinhos. Sirva as torradas com bananas picadas, mapple syrup (tipo um mel que pode encontrar em supermercados) ou mel. Ou então, salpique açúcar e canela.

Calda:
1/2 copo de açúcar mascavo
1 copo de suco de laranja
2 palitinhos de canela (ou uma colher de sopa de canela em pó)
2 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparo: Numa panela derreta a manteiga em fogo baixo e misture a canela, assim que a manteiga se liquefazer. Em seguida, misture o suco de laranja e o açúcar mascavo e misture bem. Deixe aquecendo em fogo médio até engrossar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.